terça-feira, 31 de julho de 2012

Alimentação na Gestação - 2º Trimestre

Alô mamães de plantão, chegou o segundo post da série "Alimentação na Gestação". 
Hoje falarei um pouco sobre qual deve ser o seu foco nessa segunda fase da gestação (2º trimestre).



Ops, você ainda não chegou no segundo trimestre? Ok, então Clica aqui e veja como deve ser sua alimentação no 1º trimestre.

Vamos as dicas para esta fase?

Os nutrientes que merecem uma atenção especial neste momento são:

Vitamina D
Cálcio e
Ferro

Nesta etapa da gestação, seu bebê está em plena formação do sistema nervoso e óssos, e nada mais legal que você dar uma forcinha né?!
Mas ok, se você não der atenção, tem problema não!
Seu corpo irá "sugar" todas as suas reservas de cálcio e ferro para dar ao bebê e te deixar com os óssos fracos e anêmica, tá afim?!

Sabendo que você é uma mãe muito colaborativa e está preocupada com sua saúde e sobretudo com a saúde do pequeno(a), veja quais alimentos podem contribuir nesta força-tarefa.

Para acrescentar vitamina D nas suas refeições, consuma: 
- leite, queijos e manteiga
- ovos
- peixes como salmão, sardinha, cavala e atum (sempre bem cozidos)


Acha que é o bastante?
Nãnãni - Nãnãnão!
Não basta simplesmente consumir vitamina D, também é preciso ativa-la.
E para isso, tome sol!
Quando eu falo em tomar sol, não me refiro a mudar-se para a beira mar com um pote de bronzeador + óleo de urucum e querer virar a mulata do ano.
30 minutos no início da manhã é o bastante!

O tão famoso Cálcio também possui um importante papel, então consuma:
- leite, iogurte e queijos
- feijão, grão-de-bico
- vegetais verde escuros como espinafre, brócolis, couve, escarola e mostarda
- amendôas, castanhas, nozes e gergelim
- frutas como laranja, morango, limão e manga



Já o Ferro pode ser encontrado nos seguintes endereços:
- carne magras (veja lista aqui) e
- vegetais verde escuros como espinafre, brócolis, couve, escarola e mostarda 



E se você é vegetariana, capriche BASTANTE no feijão, grão-de-bico, ervilha, lentinha e vegetais verde escuros. 
Uma dica bacana é sempre combinar fontes de ferro com fontes de vitamina C, ou seja: comeu fonte de ferro, coma também: laranja, limão ou tomate.
Temperar a salada com limão é uma boa idéia!

Achou difícil combinar tudo isso em refeições para o dia -a-dia?

É nada boba, veja aí um cardápio com exemplos práticos que elaborei pra vocês.



E pra finalizar, sugiro que tenham sempre em casa:
- frutas
- pães e biscoitos integrais
- barrinhas de cereal
- peito de peru e queijo magro
- granola e aveia
- e castanhas e frutas secas.
Esses itens são muito legais para serem consumidos nos intervalos das refeições principais, são boas fontes de nutrientes e muitos deles são práticos para levar na bolsa e serem consumidos a qualquer hora.

Cenas dos próximos capítulos: Alimentação na Gestação - 3º Trimestre e Ganho de Peso na Gestação ... Aguardem...

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20 comentários:

  1. ADOREI
    realmente durante a gestação
    nossa alimentação tem que ser bem balanceada
    para não comprometer em nada o desenvolvimento
    do bebê né, já estou salvando para poder utilizar
    quando ficar grávida. Obrigado pelo carinho lá no
    meu blog flor, adoro teus comentários,se cuida, bj

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    1. É isso aí... é uma fase que os cuidados precisam ser especiais!
      Bjs

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  2. Oi Aline, as suas dicas são ótimas.
    Se for possível, por favor faça um post sobre alimentação pós exercícios para quem deseja emagrecer. Obrigada. Bjs.

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  3. Ótimo post para mulheres que estão grávidas!!Bjs.Sandra

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  4. Oi Aline
    acabei de mostrar seu post para minha cunhada que está grávida de quase 6 meses.
    Ela adorou!
    Amada sobre o que me falou sobre se pesar frequentemente.
    Eu queria muito conseguir me controlar e me pesar só 1 vez por semana
    mas não consigo.
    E me sinto confortável assim porque assim eu me sinto mais antenada no que está acontecendo comigo e com meu corpo.
    Nesses 7 meses eu aprendi lidar com as decepções e alegrias que a balança me dá. E uso isso pra me motivar mais e mais.
    Flor, aqueles bolinhos de carne de frango moída com abobrinha foram assados sim. Mas quando eu tenho que fazer com pressa eu até faço frito, mas aí como no máximo 2 e só uso óleo novo e de 3 grãos, mas sei que mesmo assim continuam muito calóricos. Por isso evito ao máximoooo fritura.
    Fico tão feliz em ter vc comigo lá no blog, suas dicas e seu apoio é fundamental.
    Obrigada de coração
    Um beijão

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    1. É isso aí Roh, se vc se sente mais confortável assim então continue, tá certíssima.
      Qto ao bolinho gostei mto da idéia, vc podia ensinar a receita lá no seu blog um dia né!
      Bjoss

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  5. Olá!
    Obrigada pela visita!
    Caramba...chega a dar um frio na barriga em ter uma Nutricionista agora entre as amigas. Faço idéia das risadas que você deve dar das nossas tentativas desesperadas para emagrecer. kkkk
    Amei o seu blog!Será a minha segunda casa agora e vou recomendar pra todo mundo!rs
    Eu estou tentando uma reeducação alimentar, até agora estou eliminando peso, mas não sei se estou fazendo as coisas certas.
    Fique à vontade para interferir quando achar que deve tá?
    Beijão!

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    1. hahaha to rindo aqui com seu comentário!
      Eu gosto de ir nos blogs e comentar.. dou uns puxõezinhos de orelha sim, pq as vezes vcs inventam umas dietas meio maluquinhas, mas acho td super legal!
      E agora vou estar no seu blog sempre que possível tbm hehe
      bjs

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  6. alimentação na gestação é de suma importancia, tanto para a mãe manter o peso, como para a saúde do filho que está sendo gerado. Por não ter dado a devida importância para isso eu engordei 30 kg e agora sofro para perdê-los...bom final de semana...
    http://www.comomelhorlogoemagreco.blogspot.com.br/

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    1. Ainda mais nessa fase em que os hormônios estão bem alterados né... depois pra perder o peso é um processo lento! Por isso que é bom cuidar!
      Bjs

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  7. espero conseguir fazer tudo certinho quando eu tiver um bebe

    e obrigada pelo carinho

    Bjssssssssssssss

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    1. É isso aí Camila, tem pessoas que sofrem muito depois da gravidez pra voltar ao peso anterior, por isso temos que caprichar desde o começo!
      Bjs

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  8. Excelente posts... principalmente para mães de primeira viagem que sempre ficam cheias de dúvida ne?

    O BEIJO!

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  9. Oi Aline
    vim te pedir uma ajuda.
    Meus pais me pediram ajuda para eles começarem uma RA, eu queria saber se tem que ter algo especial na alimentação para pessoas acima de 60 anos.
    Algo que seria legal eles comerem e algo que seria melhor evitar.
    Se puder me dar essa ajuda agradeço de coração
    Um beijo grande

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  10. Aline, li ali nas suas sugestões que também devemos consumir futas secas e castanhas. As castanhas não são muito calóricas? Qual quantidade vc sugere ingerir entre as refeições? Beijinhos!!! Seu blog é mara!!

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    1. Mariana, realmente elas são bem calóricas pelo fato de serem ricas em gorduras (gorduras boas)!
      Cada castanha de caju torrada (por exemplo) tem em torno de 15 kcal, então umas 5 ou 6 castanhas seria o ideal, não ficando um lanche muito calórico, e com a vantagem de ser de boa qualidade (nutricionalmente falando).
      Bjs

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