quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Frutas e Calorias

Frutas são uma ótima opção para lanches no meio da manhã, no meio da tarde, antes da academia, depois do jantar... enfim, são saudáveis, possuem fibras, tem para todos os gostos e, algumas delas são até muito práticas para carregar na bolsa.



Mas e com relação as calorias? Quais são mais calóricas? Posso comer qualquer uma delas à vontade?

Fiz uma relação de várias frutas, com suas respectivas quantidades de calorias para que você possa avaliar essas questões junto comigo, vamos lá?

Nesta tabelinha aí debaixo, listei as frutas em ordem decrescente de calorias, ou seja, das mais calóricas para as menos calóricas.

OBS: os números acima referem-se a quantidade de calorias em 100 gramas da fruta.

E aí, muitas surpresas?



O açaí, o abacate e a banana bombaram né?! Mais de 100 calorias a cada 100g de fruta.
Até aí ok, o açaí já é famoso inclusive! Muito conhecido entre os atletas que o utilizam para repor energias de treinos e competições.
O abacate também não pegou ninguém de calça curta né?! ele é rico em gordura (da boa), e por isso tem umas caloriazinhas a mais. Porém creio que isso não seja assim uma novidaaaade.
A banana, como alguns já desconfiavam, também tem um pouco a mais de calorias que a média. Mas convenhamos, não me venha agora com aquele papinho mole de que não vai mais comer banana porque engorda... você e eu sabemos bem que não é culpa da banana o fato de você ter acumulado umas gordurinhas a mais néam. A não ser que você coma umas 10 por dia, aí até pode ser!

Agora deixando as frutas mais calóricas de lado, quer saber o que realmente foi uma novidade?
O maracujá!
Quem diria que um troço azedo feito ele, estaria entre os tops? Fiquei passada!
Ok, ok, não criemos pânico, não é nada de outro mundo... até porque é beeem difícil alguém consumir mais que 100 gramas de maracujá, então fique susse!

Outra fruta que merece destaque é a manga. Viram só que bonitinha? 65 calorias apenas. Ótima notícia, não?!
E você aí achando que ela era do mal! Bora fazer as pazes com ela!

AgooooUra, se é pra escolher uma para morar no seu coração, para ser sua personal colega, então vá de Melanciaaa!



Sim porque 24 calorias é puro amor em forma de fruta! Ela sim é tua amiga e quer te ver linda no verão!

E pra não ser injusta com ninguém, não deixe o melão de fora, afinal ele capricha muito também, 28 calorias não é pra qualquer um!
Pena que eles não são tão práticos assim né, não dá simplesmente para enfia-los na bolsa e levar para comer no trabalho... Tem que cortar, descascar, colocar em um potinho e tals.
Mas se o problema for pressa, não tem desculpa não amiga: a maça, a pêra, a goiaba, a ameixa, o caqui e a laranja vão contigo pra qualquer canto e são super práticas... então sem desculpinhas esfarrapadas!

E pra finalizar, só queria te dizer o seguinte: se você tá no projeto verão, louca pra por um biquini ou andar sem camisa bonitão na beira mar, trate de colocar frutas no seu dia dia. Elas são ótimas amigas e vão com certeza te ajudar muito nesse te objetivo!
Bora encher a fruteira?


Gostou?
Então Curta, Comente, Compartilhe...
Quer saber quando tem post novo?
Curta a fanpage do Sabor na Medida no Facebook clicando aqui!


25 comentários:

  1. Oi Aline,

    é bem isso as frutas são muito amigas principalmente para quem gosta muito de doces, como eu. Tenho procurado substituir os docinhos pelas frutas, afinal elas são doces também, mas bem mais saudáveis...rs

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis, realmente pra alguns essa é uma tática que funciona e ajuda a diminuir a ansiedade pelo doce.
      Bjs

      Excluir
  2. Obrigada pelo força no meu blog.Eu me supriendi com manga achava que tinha muito mais calorias.Eu amo melancia delicia com esse calor beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salete, até eu me surpreendi com a manga, esperava mais calorias hehehe
      Bjs

      Excluir
  3. Olá, sou nova por aqui e gostei de tudo. Como todos os dias antes de dormir, uma maçã, adorei saber a tabela de calorias das frutas.

    Bjoss e bom feriadão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja super bem vinda sheyla, fique a vontade pra me visitar sempre!!!
      Bjao

      Excluir
  4. Nesse verão só me apetecem melancia e abacaxi... Essas frutas geladinhas... Noooossa... É abrir a geladeira e beliscar um pouquinho delas!! ;) Ótimas notícias!! ;-)

    Obrigada pelos vostos de felicidade! Que você os receba em dobro! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima notícia né Mariana, a melância tem mtaaa água, e por isso bem poucas calorias, excelente pra ajudar na hidratação no verão!
      Bjos

      Excluir
  5. Menina, eu fiquei realmente surpresa...
    Sei lá porque, na minha cabeça, a manga era uma fruta super calórica. Acho que porque ela é doce e polpuda. rs A melancia é mais "aquosa" e passa a ideia de ser "água pura" kkkkk (louca!).
    Amei o post Aline! Eu tinha muitas dúvidas em relação à frutas. As informações são muito contraditórias, em algumas revistas dizem para consumir à vontade, em outras mandam evitas frutas no período da noite...é tudo muito confuso.
    Mas o seu post ajudou muito. Pode comer, basta fazer as melhores escolhas de acordo com o horário certo? rs
    Beijão!

    PS: Sobre a balança que fala, é um espetáculo! kkkk
    Assusta quem não sabe, como eu não sabia, mas é bem legal depois. Ela vai scaneando os dados e "entrega" tudo para a médica em alto e bom som. kkkk E como se fosse pouco, ainda imprime tudo num papel pra gente poder levar pra casa. Uma maravilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda, fico feliz te ter ajudado a esclarecer suas dúvidas!
      Bjao e gostei de saber da balança hehe

      Excluir
  6. Aline, eu descobri a pouco que tenho que controlar as frutas, eu faço vigilantes do peso...e meu peso estacionou, daí fui verificar que as frutas poderia estar causando isso...eu comia 10 bananas...kkkkkk....maça...ris...adoro banana...bom, agora estou controlando...mas fiquei feliz da melancia e do melão...estou com um na geladeira...vou comer já...espero que esteja doce, pq melão é sempre uma incógnita...bjão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha 10 bananas realmente é caloria demais!!!!
      Mas é bem isso aí, só dar uma controlada e tá td certo!
      Boa sorte com o melão hehe
      Bjao

      Excluir
  7. Com certeza Aline!! Mais frutas no nosso dia a dia..e algumas realmente foram uma surpresa..Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, mais surpresas boas q ruins né!? Hehe
      Bjao

      Excluir
  8. dicas otimas muito se enganam achando que comendo uma fruta nao vao engordar tem que ver mesmo o valor calorico

    ta rolando um super sorteio no blog

    passa la

    boa segunda

    beijos

    www.metirademim.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daiene, é bem isso aí, pra absolutamente tudo temos que ter cautela e controle!
      Bjao

      Excluir
  9. Aaaahhhhh!!! Amei o post, eu sabia nais ou nenos as calorias das frutas, mas nunca tinha feito uma tabela, e fica muito mais claro assim!
    Melancia é uma deliiiiiicia e tem pouquíssimaa calorias, adoro!
    Obrigada pelaa dicas!
    Beijinhis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foca visualmente mais fácil né!? Por isso que gosto de fazer posts com tabelas!
      Bjos

      Excluir
  10. Saudações Aline! Essas informações foram-me úteis! Adorei, colei e copiei pra imprimir e por na geladeira! Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi Aline é um prazer conhece-la e obrigada pela visita.
    Vi que você é nutricionista né? Que legal, amoooooo!! Vou tentar vestibular domingo e adivinha pra que? Nutrição rsrs, é meu sonho de consumo estudar os alimentos e com isso ajudar a mim mesma e outras pessoas também. Um lindo fim de semana pra você. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Sandra!
      Te desejo muito boa sorte!
      Amo trabalhar com nutrição e levar informação para as pessoas, é muito gostoso poder ajudar a mudar a vida das pessoas para melhor!
      Depois me conte as novidades do vestiba!
      Bjs

      Excluir
  12. Ola! Parabéns pelo post! Eu comecei a dançar recentemente e agora vou incluir a corrida, mas não sei que frutas posso comer antes do treino. Como banana geralmente, mas depois de 1h dançando ou correndo, fico meio tonta, o rendimento cai e a pressão vai junto! O que é leve e ao mesmo tempo nao queima tao rapido, please?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de qualquer exercício é bom vc consumir Carboidratos, e a banana é muito bom antes de qualquer exercício. Ela evita cãibra e outras lesões. Te indicaria a comer algum pão antes tbm (Fonte de Carbo) pra te dar energia. Essa zonzera que dá em vc é por causa da alimentação pré treino, uma banana é mto pouco pro que o exercício vai exigir de vc. Continue com a banana e acrescente um pão aí. Abraços!

      Excluir
    2. A resposta acima está bem bacana... Acrescentar mais um carboidrato poderá resolver, experimente!

      Excluir

Deixe seu comentário, dúvida, contribuição...